Poliana Tuchia é artista, brasileira, atuante nas artes performativas e musicais desde 2000 e residente em Portugal desde 2019.
Projeta em sua pesquisa artística temas relevantes ao ativismo de gênero através da transversalidade de linguagens e do cooperativismo em rede.
É Co-fundadora do grupo EUFÉMIAS e co-criadora do Festival Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades. O objectivo principal da acção deste grupo é o de tornar as Artes Cénicas num espaço de igualdade, trazendo para o centro do palco diferentes possibilidades de existir, promovendo o diálogo, a reflexão e a troca de saberes e experiências diversas e sensibilizando a sociedade em geral para as temáticas ligadas às questões de género e identidade através do Teatro e das outras artes.
É co-fundadora do Cabaré das Divinas Tetas, uma plataforma de criação que valoriza o protagonismo feminino e LGBTQIA+ dentro do universo circense e teatral. Partindo do interesse pela construção de novas dramaturgias cômicas, de artistas que acessam símbolos da feminilidade, o cabaré criou em 2019 o Encontro de Cabarés de Comicidade Feminina, um evento que reuniu representantes desta linguagem, de várias partes do Brasil.
É co-fundadora da MALTA - Mulheres da América Latina Reunidas Pelo Tambor, uma rede de mapeamento de mulheres tamboreras que promove o protagonismo feminino na área da música percussiva, na América Latina. Com a MALTA ganhou, em 2017, o prêmio Música Minas, e realizou uma residência artística em Barraquilla (Colômbia) com a Red de Tamboreras de Colômbia. Se prepara para realizar, ainda este ano, a MALTA - Encontro de Redes, um importante evento que reunirá representantes de diversas redes de tamboreras espalhadas pela América Latina, patrocinado pela Natura Musical (BR).
É parceira do Grupo Trampulim desde 2004. O Trampulim dedica-se ao estudo da linguagem da Palhaçaria e suas diversas técnicas, ferramentas e linhas de pesquisa. A improvisação e a musica percussiva, ocupam um lugar de destaque em sua pesquisa artística. Além das realizações artísticas, como espetáculos e performances, desenvolve um trabalho pedagógico com oficinas e eventos de fomento à cultura.
COLABORAÇÃO
Colabora, como coordenadora de comunicação, com diversos artistas, grupos, associações e Plataformas, dentre eles:
-
Música Mundo, uma das maiores feiras de Música e Negócios da América Latina, que acontece na cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil.
-
A Algures, uma estrutura de criação, formação de públicos e programação, fundada em 2008 com a direcção artística de Susana Cecílio.
-
TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças, uma realização da Algures.
Como professora de música, teatro e palhaçaria, realizou em 2014, em parceria com o ISPA – Instituto de Psicologia Aplicada (Lisboa), um ciclo de oficinas para a Associação GIRA (Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa) e para o dISPAr Teatro. Desenvolveu atividades pedagógicas em expressivos projetos sociais brasileiros de 2003 a 2018.